No dia 10 de janeiro de 2024, sexta feira a diretoria do SINPROME participou de uma reunião na sede da prefeitura de Araçoiaba com o Procurador Dr° José Rodrigo da Silva, representando a gestão municipal, pois o prefeito não pode estar presente para o diálogo sobre a pauta de reivindicação/ 2025 de toda categoria dos Profissionais da educação de Araçoiaba, na ocasião foram elencados alguns dos pontos da referida pauta:
- O reajuste salarial dos profissionais da educação;
- A implantação do PCC do pessoal de apoio administrativo da educação.
E que em relação ao reajuste o procurador deixou claro que a gestão municipal prevê um percentual de reajuste maior do que o percentual de 6,27% de acordo com a portaria do MEC, mas não disse qual seria o percentual.
É importante que toda categoria possa compreender que o percentual de reajuste correto para que possamos ficar de acordo com o piso salarial do MEC e cumprir a nossa legislação o reajuste deveria ser de 21,58% (15,31% dos reajustes passados que ficaram pendentes+6,27 de 2025), e o procurador esclareceu que a gestão irá enviar para o SINPROME a minuta do projeto de lei antes de seguir para a Câmara Municipal.
Na questão do PCC do pessoal de Apoio Administrativo, ainda estão realizando estudos sobre o impacto que esse plano trará ao município e que no momento não tem uma conclusão que só poderá ter uma posição no segundo semestre deste ano de 2025. Foi pontuado também sobre a realização de concurso público, já foi feito o levantamento de vagas em todas as secretarias, mas só no início do próximo ano que está previsto para ser lançado o edital para o certame.
Outra questão é que a gestão pretende no início do ano letivo de 2025 realizar a um processo de seleção simplificada para contratação diante da cobrança do Ministério Público.
O SINPROME segue cobrando a gestão municipal para a melhoria da educação do município e a valorização de todos os profissionais da educação, esperamos que na próxima reunião o gestor municipal se faça presente no tocante do diálogo permanente com os representantes da categoria.
Juntos somos mais que vencedores!
Firme e forte na luta ! Nem um direito há menos!
Diretoria executiva do SINPROME
