QUEM SOMOS

O Sindicato dos Profissionais da Rede Pública Municipal de Educação – SINPROME, fundado em 09 de junho de 2011 por um anseio da categoria local de Araçoiaba, reuniu – se em assembleia, na Câmara Municipal na data supracitada com todos os professores da rede municipal, pois, a principio o sindicato abarcava especificamente os Educadores. A assembleia efetivou a necessidade da categoria em fortalecer a luta pela garantia dos direitos, e assim, essa efetivação tornou – se realidade oficialmente, sendo o sindicato fundado. Por entender a importância das lutas coletivas, essa base começa a ser ampliada em assembleia geral no dia 14 de abril de 2016, aprovando  a inserção, ainda de maneira oficiosa dos municípios de Paudalho e Tracunhaém,  a  ampliação da base de Tracunhaém foi consolidada através da assembleia do dia 17/06/2016 na Escola Municipal Paulo Freire naquela cidade, e posteriormente em  23/03/2018 em assembleia geral houve a ampliação da base para o município de Buenos Aires ocorrido na Câmara Municipal de Vereadores daquela localidade. Sendo abarcados legalmente  no dia 26 de setembro de 2018, inclusive  acolhendo os profissionais da Educação de todos os municípios filiados durante o I Congresso do SINPROMA tendo como tema: Conjuntura Política Sindical: Desafios e Perspectivas, ocorrido em 26/09/2018 onde foi aprovado a alteração estatutária e aprovação do Novo Estatuto passando para o nome SINPROME – SINDICATO DOS PROFISSIONAIS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO.

Em 09 de julho de 2020 foi à vez de Paudalho de maneira legal fazer parte da família SINPROME. Em assembleia virtual os profissionais da educação do município  aprovaram a decisão de filiação. Sem dúvida 2020 foi um ano difícil e de muitas batalhas devido à pandemia da COVID 19, muitas percas, muitos desafios não só na saúde como também na educação, mas todos que fazem e fizeram parte da família SINPROME conseguiram fazer o trabalho seguir, principalmente implementando canais de mídias virtuais para desenvolver todo o trabalho e seguir em frente. Ou seja,  o SINPROME atento as necessidades se adequou a realidade surgente e começou a se preparar para o futuro.

Em suma, a categoria focada nos avanços de conquistas de direitos, muitas lutas ajudaram nessa construção trazendo com elas a colaboração de diversos(as) companheiros(as) que passaram e passam, a se dedicar e empenhar seus esforços pela consolidação do projeto único em defesa dos direitos de todos os profissionais da educação, com olhar para uma educação de qualidade.